A ideia de “Os Personagens” surgiu em uma tarde ociosa, onde em minha cabeça existia uma enorme vontade de produzir algo. Então comecei a escrever uma história que fosse possível filma-la com um custo quase zero, sem grandes cenografias, sem muita ação, somente dois atores dialogando sobre algo. Em 3 horas eu tinha em mãos um roteiro de 26 páginas de puro diálogo. Claro que um filme que só possui um diálogo não poderia conter 26 minutos, então comecei a reduzir e a “limpar” o roteiro, ficando com 15 páginas. Achei que com 15 minutos o filme poderia funcionar, então mostrei aos colegas e começamos a pensar em produzir o curta. Foi feito então uma filmagem de “Os Personagens”, mas devido a problemas técnicos não foi possível terminá-lo, ficando o mesmo engavetado. No início do segundo semestre deste ano (2011) foi proposto na disciplina de Produção II a realização de um curta metragem durante todo o semestre, voltei a pensar em “Os Personagens”. Reescrevi o roteiro deixando-o mais curto, agora com 7 páginas. Tudo em “Os Personagens” foi pensado, tanto no roteiro quanto na concepção de direção, para ser o mais simples possível, ficando como grande desafio a direção de atores.
“Os Personagens” não possui uma narrativa onde acontece uma ação, sendo essa falta de ação justamente o tema do diálogo levantado pelos atores no filme, problematizado de forma humorada o eterno conflito entre as formas de narrativas. Em nenhum momento pensei em uma história original, bem pelo contrário, pensei em algo “clichê”, mas que fosse filmado de uma forma que esse “clichê” ficasse escondido nos primeiros segundos do filme, sendo revelado aos poucos, culminando em um clímax completamente não original, contrastando com a concepção fotográfica, figurino, que também não passa de um “clichê”, mas um “clichê” de filmes que se dizem contra os mesmos.
“Os Personagens” é uma brincadeira séria com a linguagem cinematográfica feita de forma simples e condizente com a inexperiência da equipe, utilizado como um exercício para todas as áreas. Mas de pequenas coisas as vezes surgem grandes eventos, e com esse pensamento farei o meu melhor, dentro do pouco que sei, para que “Os Personagens” se torne maior que sua ideia.
Glauco Broering
Nenhum comentário:
Postar um comentário